Este site é baseado na minha convivência pacífica com a intolerância alimentar e em pesquisas científicas sérias, tudo o que tem nele eu já experimentei e deu certo, porém antes de sair por aí aconselhando pessoas e/ou ditando dietas eu recomendo que procurem um profissional da área de saúde de sua confiança. |
PÁGINA DE ALERTA
PÁGINA DE ALERTA
"SEM GLÚTEN SEM LACTOSE" Essas duas expressões vem sendo o maior modismo entre as dietas alimentares no mundo todo. Mesmo sem saber realmente o que significa tirar esses dois itens valiosos da alimentação muitas pessoas têm esvaziado as prateleiras dos mercados e casas especializadas. Porém a maioria não sabe a ação efetiva deles no organismo, estão indo na moda e simplesmente cortando tudo indiscriminadamente sem se importar com as consequências que poderão vir a enfrentar. Esclarecendo: O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta que tem a função de dar elasticidade às massas e ajudar os pães a crescerem. Então você que está lendo isso pode me questionar, qual sería o problema em retirar o glúten da sua dieta, não é mesmo? Duas razões eu posso dar para pensarem melhor:
CONTAMINAÇÃO CRUZADA Evitar alimentos com glúten e com lactose, muitas vezes não resolve o problema de quem sofre com intolerância alimentar, por isso vamos agora falar de contaminação cruzada. Contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas de glúten de um alimento para outro alimento, diretamente ou indiretamente. A contaminação cruzada pode ocorrer na área de manipulação de alimentos, mas também pode ocorrer durante o plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização e no transporte e comercialização desse produto.contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas de glúten de um alimento para outro alimento, diretamente ou indiretamente. A contaminação cruzada pode ocorrer na área de manipulação de alimentos, mas também pode ocorrer durante o plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização e no transporte e comercialização desse produto. Onde mais pode ocorrer contaminação cruzada: 1) Preparações que utilizem margarina (produto que muitas vezes tem leite na composição); 6) Beijos , sexo oral, transfusão de sangue, isso mesmo pessoas, por mais que isso possa parecer estranho se você tem intolerância ao glúten ou a lactose num simples beijo você corre o risco de ficar doente de sentir os efeitos do glúten ou da lactose no seu organismo. Se você acha que a vida amorosa de uma pessoa com intolerância alimentar é difícil é porque não tentou levar uma pessoa com esse problema para comer num restaurante, essa é uma das coisas mais difíceis que existe, eu por exemplo só há um local em toda a minha cidade que posso sentar e comer um lanche e ainda assim tenho que dar uma boa revisada na cozinha do restaurante e graças a Deus que o dono é meu amigo. O glúten colaO glúten é uma cola! É ele o responsável por juntar os ingredientes do pão de trigo e dar aquela elasticidade que deixa a massa fofinha, crescida, macia. Então, se o glúten tocar em algo, para tirar ele dali, só com a tripla lavagem, (diferente da lactose que não fica grudada nos utensílios e é só lavar normalmente), um processo que faz com que o glúten se dissolva e vá, aos poucos, degradando-se através da higienização. Para isso, é preciso criar um ambiente ácido, salino e alcoólico.
OU PODERÁ FAZER A LIMPEZA DA SEGUINTE FORMA:
|