Este site é baseado na minha convivência pacífica com a intolerância alimentar e em pesquisas científicas sérias, tudo o que tem nele eu já experimentei e deu certo, porém antes de sair por aí aconselhando pessoas e/ou ditando dietas eu recomendo que procurem um profissional da área de saúde de sua confiança. |
INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Intolerância alimentar A intolerância alimentar é uma reação de sensibilidade não alérgica do organismo causada por mecanismos não imunológicos, a alguns alimentos ou a substâncias encontradas num ou mais grupos de alimentos. As substâncias tóxicas vão provocar desequilíbrios devido à deficiência ou ausência de enzimas digestivas para decomporem os alimentos. A ingestão excessiva e continuada de um determinado alimento pode levar a uma saturação do organismo e se assim for, ele deixa de metabolizar esse alimento e isto provoca problemas de saúde e mal-estar. No fundo a intolerância alimentar é uma resposta adversa e retardada do organismo relativa à ingestão de alimentos que, já eram, ou passaram a tornar-se nocivos.
Entenda como pode se manifestar a intolerância alimentar
Alergia alimentar X intolerância alimentar Não se pode confundir alergia alimentar com intolerância alimentar. A alergia alimentar, também chamada de hipersensibilidade ao alimento, é uma resposta do sistema imunitário a uma determinada proteína contida num determinado alimento. A manifestação sintomática é imediata e de fácil estabelecimento de uma relação causa-efeito. É a reação imunológica a algo considerado estranho pelo organismo. Esse alimento tem que ser eliminado da dieta alimentar, sob pena de provocar efeitos graves que num extremo pode levar à morte. A intolerância alimentar está agregada a um processo mais complexo e mais difícil de identificar a relação causa-efeito uma vez que o sintoma não aparece de imediato. Enquanto a alergia está associada hipersensibilidade à proteína do alimento, com resposta direta do sistema imunitário, a intolerância está associada à falta de determinada enzima digestiva, ou produção insuficiente dessa mesma enzima.
|