Este site é baseado na minha convivência pacífica 

com a intolerância alimentar e em pesquisas científicas

sérias, tudo o que tem nele eu já experimentei e deu

certo, porém antes de sair por aí aconselhando pessoas

e/ou ditando dietas eu recomendo que procurem um

profissional da área de saúde de sua confiança.



COSMÉTICOS

COSMÉTICOS

Cosméticos têm glúten e/ou lactose????

Você já se deparou com seus olhos começam a ficar avermelhados, sua pele coça e surgem algumas brotoejas, de forma repentina?

Provavelmente a primeira coisa que pensou foi: “Eu tenho certeza que não comi nada estranho ou diferente, ou mesmo com glúten. O que será que está acontecendo? Será que o alimento foi contaminado? Será que alguém usou a cozinha e não limpou adequadamente? ”

Pois saiba que o motivo de toda essa urticária pode não ser nenhuma das mencionadas, mas, simplesmente, aquela maquiagem super cara que está usando, ou seu xampu. E aí nos deparamos sem saber por onde começar a tentar nos proteger. Por isso vamos te ajudar.

A questão dos cosméticos com ou sem glúten ainda é tratada de certa forma como um tabu, pois ainda que tenhamos cuidado, não existe uma regulamentação – em nenhum lugar do mundo -para que a empresa notifique o consumidor por meio da embalagem quanto à presença de glúten na fórmula do cosmético. Ainda que não haja uma normatva a ser seguida, o assunto é, na verdade, muito sério, principalmente para quem tem dermatite herpetiforme, uma das variáveis da doença celíaca.

Dá uma olhada na tabela abaixo, para que você possa identificar de forma fácil e simples, produtos que contenham – ou não – glúten em sua fórmula.

Português Inlgês Latim
Trigo Wheat Triticum Vulgare
Aveia Oat Avena Sativa
Cevada Barley Hordeum Vulgare
Centeio Rey Secale Cereale

E como saber se um cosmético contém glúten?

Disponibilizo aqui uma lista de substâncias que indicam a presença de glúten.

Uma dica importante é que o fato de o rótulo conter o termo “ livre de alergênicos”, não significa que sejam sem glúten, pois como já vimos, não há norma que regulamente esse procedimento no mercado. Da mesma forma, produtos sem glúten não são isentos de conter outros agentes alérgicos. Aí você pensa: “Ora, mas por que não existe essa tal regulamentação de sobre glúten em nenhum lugar do mundo. Isso não é possível! ”

A exlicação é simples: É praticamente impossível que, uma empresa que não seja dedicada ao desenvolvmento de produtos cosméticos e de higiene livres de gluten, não sofra contaminação, mesmo as que dizem que fabricam produtos 100% sem glúten. O problema não está na empresa em si, mas sim na ausência do controle na produção das matérias- primas, pois muitos fabricantes de matérias-primas sem glúten, também produzem material que contém a substância. Este fabricante, posteriormente, vende seus produtos para todos os grandes e pequenos fabricantes de cosméticos, inclusive farmácias de manipulação.

Mas não se preocupe., existem diversos produtos naturais no mercado que podem substituir as fórmulas com glúten, e também marcas que já apresentam uma linha completa sem adicionar o gluten. Uma boa saída é usar hidratantes e condicionadores que utilizem azeite ou óleo de coco ou amêndoas em suas fórmulas.